O discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo porque, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar. Michel Foucault

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

FIchamento do texto " O dispositivo da sexualidade "

" O sexo nas comunidades cristãs tornou-se algo que era preciso examinar, vigiar, confessar e transformar em discurso. Podia-se falar de sexualidade, mas somente para proibi-la."

A sexualidade devia ser confessada nas igrejas, que por sua vez reprimia os individuos. O cristianismo pregava que o sexo era algo pecaminoso, fora dos principios da igreja e contra a vontade de Deus.

" A regulamentação sexual é essencial á organização da sociedade."

A instrução sexual dos adolescentes deve partir da familia na infância, para quando eles estiverem na fase jovem terem a opinião sexual formada, de forma que siga as verades qua a sociedade imponhe.

" A partir do momento em que há uma relação de poder, há possibilidade de resistência."

Onde há poder, ha resistência, sempre va haver alguem contra, que não vai dar o braço a torcer. Uma dominação pode ser modificada dependendo das condiçoes e estrategias imposta a elas.

" Nas sociedades ocidentais, durante séculos, se ligou o sexo á busca da verdade, sobretudo a partir do cristianismo."

O cristianismo por ter poder religioso, influênciava as pessoas com suas teorias em relação da sexualidade, buscavam suas próprias verades.  
 

Um comentário:

  1. Muito bem!! Uma coisa muito importante das analises de Foucault é perceber que as forças sociais que nos moldam, nos desafia a ser cada vez mais produtivos, logo deve controlar muitas areas da nossa vida, a alimentação, para sermos saudaveis e produzir mais, o sexo para não perdermos tanto tempo com o prazer para não impedir nossa produção... E assim vai...

    ResponderExcluir