O discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo porque, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar. Michel Foucault

terça-feira, 31 de maio de 2011

Fichamento do texto trabalhado em sala de aula...

  • O poder não é uma coisa, algo que se toma ou se dá, se ganha ou se perde. É uma relação de forças.
Se analisarmos bem ele está certo, pois ninguém tem o poder supremo, exceto DEUS mas todos dependemos uns dos outros seja essa pessoa com muito ou pouco poder, porque vivemos em uma teia de relações em que todos se envolvem.

  • Onde há saber,há poder.
  • Onde há poder,há resistência.
Quem tem saber tem sabedoria que é um tipo sim de poder pois quem tem conhecimento não pode perdê-lo. E com isso formamos uma certa resistência, pois o conhecimento e o saber é algo que ninguém pode tomar de você. 

  • Construção de uma sociedade onde saberes e poderes estejam a serviço do "cuidado de si", do " cuidado dos outros" e do "cuidado da vida".
Precisamos de uma nova sociedade mais conscientizada que se importe com o próximo.

  • "As sociedades modernas não são disciplinadas,mas disciplinares."
A crédito que ele mostra que apesar da sociedade querer impor regras e disciplinas, ela própria não é disciplinada mas tenta nos disciplinar.

  •  O conceito de poder-conhecimento. 
Todo poder requer conhecimento e todo reconhecimento reproduz um certo poder.

  • A escola é uma das instituições de sequestro. 
Apesar de ser radical tem uma certa lógica um fundamento concreto.

  • A disciplina se exerce por meio de redes invisíveis e acaba ganhando aparência de naturalidade.
Algo que se torne constante em nossa rotina desde pequenos acaba se tornando algo natural e é isso que acontece com a disciplina pois não é empregada desde infância.

  • Poder e verdade
Para ele uma se liga no outro pois o poder gera a verdade.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Excelente o Fichamento!! Vcs estão desenvolvendo bem as ideias...
    Sobre a primeira citação, que diz que o poder não é uma coisa, que ele está nas relações... Lembrei de um fato que diz bem isso... Um professor meu chegou no inicio do semestre na sala e deu a aula, passou tarefa, ouvimos a aula anotamos e preparamos a tarefa. Ele era bem novinho. No fim da aula ele disse que aquilo era um trote, que ele não era professor, disse que era um colega de uns semestres a frente... rssss...
    O poder não estava com ele... estava na relação que tivemos com ele naquele momento que ele dizia ser o professor... Aquela relação deu a ele poder de falar enquanto ouviamos atentos e de passar atividades para fazermos...
    No outro dia descobrimos que ele era sim professor... Detalhe: de Filosofia... rsss

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs Boa a estratégia do professor, imagino que foi bem divertido!

    ResponderExcluir
  4. Foucault é visto como o historiador das proibições e do poder repressivo porque buscava o discurso das "verdades". (Vanessa)

    ResponderExcluir
  5. Dizia que vivemos em uma sociedade que produz discursos tidos como verdades. Essa produção de "discursos verdadeiros" resulta na formação de poderes específicos. (Evelin)

    ResponderExcluir