Fichamento do texto trabalhado em sala de aula...
- O poder não é uma coisa, algo que se toma ou se dá, se ganha ou se perde. É uma relação de forças.
Se analisarmos bem ele está certo, pois ninguém tem o poder supremo, exceto DEUS mas todos dependemos uns dos outros seja essa pessoa com muito ou pouco poder, porque vivemos em uma teia de relações em que todos se envolvem.
- Onde há saber,há poder.
- Onde há poder,há resistência.
Quem tem saber tem sabedoria que é um tipo sim de poder pois quem tem conhecimento não pode perdê-lo. E com isso formamos uma certa resistência, pois o conhecimento e o saber é algo que ninguém pode tomar de você.
- Construção de uma sociedade onde saberes e poderes estejam a serviço do "cuidado de si", do " cuidado dos outros" e do "cuidado da vida".
Precisamos de uma nova sociedade mais conscientizada que se importe com o próximo.
- "As sociedades modernas não são disciplinadas,mas disciplinares."
A crédito que ele mostra que apesar da sociedade querer impor regras e disciplinas, ela própria não é disciplinada mas tenta nos disciplinar.
- O conceito de poder-conhecimento.
Todo poder requer conhecimento e todo reconhecimento reproduz um certo poder.
- A escola é uma das instituições de sequestro.
Apesar de ser radical tem uma certa lógica um fundamento concreto.
- A disciplina se exerce por meio de redes invisíveis e acaba ganhando aparência de naturalidade.
Algo que se torne constante em nossa rotina desde pequenos acaba se tornando algo natural e é isso que acontece com a disciplina pois não é empregada desde infância.
Para ele uma se liga no outro pois o poder gera a verdade.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcelente o Fichamento!! Vcs estão desenvolvendo bem as ideias...
ResponderExcluirSobre a primeira citação, que diz que o poder não é uma coisa, que ele está nas relações... Lembrei de um fato que diz bem isso... Um professor meu chegou no inicio do semestre na sala e deu a aula, passou tarefa, ouvimos a aula anotamos e preparamos a tarefa. Ele era bem novinho. No fim da aula ele disse que aquilo era um trote, que ele não era professor, disse que era um colega de uns semestres a frente... rssss...
O poder não estava com ele... estava na relação que tivemos com ele naquele momento que ele dizia ser o professor... Aquela relação deu a ele poder de falar enquanto ouviamos atentos e de passar atividades para fazermos...
No outro dia descobrimos que ele era sim professor... Detalhe: de Filosofia... rsss
rsrsrs Boa a estratégia do professor, imagino que foi bem divertido!
ResponderExcluirFoucault é visto como o historiador das proibições e do poder repressivo porque buscava o discurso das "verdades". (Vanessa)
ResponderExcluirDizia que vivemos em uma sociedade que produz discursos tidos como verdades. Essa produção de "discursos verdadeiros" resulta na formação de poderes específicos. (Evelin)
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